sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sobre Polska, Rei dos Ciganos, garotas suecas e Coroa do Sul



Myslovitz e novo vocal Michał Kowalonek (segundo da dir. para esq.). Divulgação.

No programa #5 do Wanderlust, que vai ar todas as quintas-feiras na On The Rocks, voltei no tempo e lembrei a primeira vez que ouvi uma frase - ao vivo e a cores - em polonês. Eu segurava um bebê de sete meses no colo e assistia Frau Wichert atender o telefone, entre uma passada de pano no balcão e uma varrida de deixar chão lustroso! Enquanto eu trabalhava como babá, em um programa de intercâmbio chamado Au Pair, ela era responsável pela faxina da casa do casal de alemães que me acolheu. A pronúncia era forte, articulada, e embora eu me esforçasse, não conseguia associar com alguma palavra do meu bom e velho português. Bastou para aguçar a curiosa aqui! Pesquisando sons, com a força do meu amigo mochileiro de primeira Lie Pablo, eu descobri a Myslovitz.

A banda de rock polaca me conquistou justamente por não cantar em inglês, e sim, em polonês no duro, no osso! Desde 1992, o grupo liderado pela voz clara do guitarrista Artur Kojek, nunca mais saiu do meu CD player! Anos depois, já por terras brazucas e em tempos de Orkut, eu encontro uma comunidade chamada Myslovitz Brasil. Aí,não parei mais de ouvir, mesmo! Com a saída de Kojek, quem assumiu a ponta foi Michał Kowalonek, que Não deixou a desejar e mete bala no disco novo:

Myslovitz - Telefon



Próximo à região da querida Polônia, descubro um cantor nascido na Sérvia, chamado carinhosamente como "rei dos Roms", ou melhor, "Rei dos Ciganos". Me refiro a Šaban Bajramović, um cara que viveu boa parte da sua vida nas ruas, não continuou os estudos e quando tinha 19 anos desertou o serviço militar por amor à uma garota. Ao ser encontrado foi mandado para a prisão. Lá, começou a tocar numa banda. Sim, dentro da cadeia! 


Depois de deixar o presídio Goli otok, Šaban começa a carreira. Grava o primeiro disco em 64 e teve reconhecimento ímpar, por chefes de estado e personalidades, que o idolatravam (inclua Indira Gandhi)! Šaban faleceu em 2008, com funeral digno de rei. Além desse talento musical todo, o Rei é baita estilo, não é?

Šaban Bajramović - Avaj, avaj mo cavo



Da Sérvia pulei para Suécia, que dá um show no quesito cenário musical, para todos os estilos e gostos. Mas ainda devo dizer que o indie rock é um universo paralelo, com vários projetos surgindo, como água brotando da fonte! Impressionante! O trabalho da jornalista e cantora Anika Norlin conheci através de um amigo alemão, o Vincet Jetset, vocalista da The Stories. Em 2007 ela lança um trabalho com o nome Säkert!, que significa "Ok, certo!", mas também "Seguro" e foi indicada a Grammis,por melhor artista pop feminina e melhor canção. Não tem como não cair nas graças de desse embalo todo, e ao mesmo tempo tão simples, espontâneo:

Säkert! - Dansa Fastän



Falando sobre garotas suecas - as loucas - eu não poderia deixar a Linda Carlsson, que atende pelo nome Miss Li, de fora! É fácil fácil ouvir os sons da moça como  usados como jingles de grandes marcas, leia-se Apple e os seriados de TV, Grey's Anatomy e Desperate Housewives. Esse climão retrô e a voz com timbre bastante peculiar, repleta de personalidade, dispensa apresentações:

Miss Li - My Heart Goes Boom



Depois da trip pela Suécia, já embarcando para o Brasil, me deparo no Sul do país com bandas parceiras, que compõem o selo colaborativo The Southern Crown. Diante do cenário cada vez mais enrijecido e sem abertura, no que diz respeito a toda a máquina que envolve o mercado musical sulista, do músico ao vendedor, esses moços, de tanto se encontrarem em festivais pelo Rio Grande do Sul, resolveram dar as mãos. O selo independente abraça as bandas FRIDA, OS Vespas, Rocartê, Dr. Hank, Mar de Marte e Cattarse. Primeiro, um fazia show na cidade do outro. Agora são prestações de serviços, como pré-produção, mixagem, masterização, contatos no Exterior! A beleza desse trabalho conjunto avança para a região Centro Sul do país:

FRIDA - Conversas Intermináveis





Os Vespas -  Precioso Presente




Rocartê - Pensar em ti




Dr. Hank - Happy Day 4 You




Mar de Marte - Lacobo




Cattarse - Entre os Dentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário