terça-feira, 18 de junho de 2013

Brasil, mostra a tua cara!



Lembro como se fosse hoje: aos 9 anos, eu assitia pela TV, uma multidão de jovens tomar as ruas do país, com cartazes, com "Caras Pintadas" em verde-amarelo,  pedindo uma coisa que eu não fazia ideia, até minha mãe, professora de História, explicar: impeachment! Fernando Collor saia do poder. Agora, aos 30 anos, jamais havia participado e visto uma manifestação tão grande no meu país, sendo impossível não fazer uso da expressão: O Brasil, o Gigante acordou!




Há dez anos, vim morar na Alemanha, não somente para aprender um idioma e uma nova cultura, mas para ter chances de melhores oportunidades de vida, não só aqui, mas posteriormente, no meu país. E esse é o sonho da maioria dos brasileiros, que deixa a sua terra: voltar um dia, ainda que velhinho, para viver com dignidade. Aqui em Munique, vários alemães, ao conversarmos, indagam o mesmo: " Não entendo como o Brasil com toda essa abundância de florestas, rios, natureza, deixa seu povo passar fome e conviver com esgoto a céu aberto em favelas, sem educação"!



Pelo simples motivo de estarmos trabalhando, lutando fora do país, mas com os corações e esperanças nele, ontem houve a manifestação DEMOCRACIA NAO TEM FRONTEIRAS, organizada por estudantes e a comunidade brasileira de Munique, em solidariedade ao que vem ocorrendo no Brasil. Mais de 300 pessoas estiveram reunidas na Marienplatz, principal praça no coração da cidade. Leram manifestos em português e alemão, levaram cartazes coloridos, camisetas e com rostos pintados, cantamos o hino e canções de protesto, de alegria, não acreditando no que acontecia. Foi de emocionar!



Porque compartilhamos do mesmo sonho, da mesma, agora, realidade, abaixo o  depoimento deste jovem brasileiro. Cheio de esperanças, ele veio à Alemanha para uma especialização, com bolsa de estudos. Sempre estudou em escola pública e não tinha dinheiro para fazer a faculdade. Ele foi um dos organizadores do evento, com o qual participei e colaborei.

Hoje os vídeos não terão a tradicional abertura. Vamos direto ao ponto, que foi lindo:

Geovane Rodrigues, 20, anos, estudante do programa Ciências Sem Fronteiras.




Alguns dos belos momentos da manifestação em Munique:



Nenhum comentário:

Postar um comentário