sábado, 4 de maio de 2013

Verão chegando, vamos para Nymphenburg!



Fazer as malas, reunir a família, amigos, cachorro, papagaio e rumar para o Litoral. Quem não gosta? Pois a prática é antiga, caro leitor!  A Residenz, palácio que visitei e contei aqui no blog, tinha uma espécie de "extensão", um outro palácio para os dias quentes do ano! Porém, não era necessário congestionamento e "sete horas de Porto Alegre a Florianópolis". Localizado há uns 20 minutos do centro de Munique, o Castelo de Nymphenburg foi construído a partir de 1664, para que Henriette Adelaide, esposa do Eleitor (um importante dono de terra, que era reconhecido como um governante), Ferdinand Maria, pudesse aproveitar sombra e água fresca no verão. O casal convocou o arquiteto italiano Agostino Barelli e iniciou a empreitada. É uma das construções que mais concentra o estilo Barroco na Europa. No entanto, com o passar dos séculos, diversos reis, rainhas, imperadores foram donos desse palácio e, evidentemente, delegaram reformas para outros arquitetos e decoradores, como alemão Joseph Effner.



Sendo assim, em cada governo, houve uma construção aqui, outra reforma ali. E em destaque está a expansão de Nymphenburg no reinado de Max Emanuel, a partir de 1701. Cerca de 15 anos depois, resolveram adotar o estilo francês nos prédios, com a mãozinha do arquiteto italiano Enrico Zucalli. O Eleitor Karl Albrecht completou o complexo para o lado da cidade e na vez do Rei Ludwig I, uma das coisas que fez foi enfeitar o palácio com a Galeria das Beldades Mais Bonitas do Reino (sério! dá uma olhada no vídeo, lá embaixo). 




Foi em Nymphenburg que nasceu o rei mais popular da Bavária, o Ludwig II, carinhosamente, para muitos, o Rei Louco. Era uma cara simpático, que adorava conversar com agricultores, conhecer as regiões da Bavária e usava sua fortuna para o pequeno hobby de construir... Castelos! Dizem as más línguas, que a grana não saia só do bolso dele, mas isso é um papo para um próximo vídeo...




O quê?
Castelo de Nymphenburg
Como chegar? Trem 12, 16 ou 17, ônibus 51 Castelo Nymphenburg ou 151 Romanplatz
Aberto? 9h às 18h
Quanto? 6 euros apenas para visitação ao Castelo, mas vale a pena dar uma olhada nos combinações  para visitar espaços do Castelo. Pode sair mais barato!


Um comentário:

  1. muito bom esse lugar para "espreguiçar", como os antigos nobres hahahaha.. deu vontade de ir :)

    ResponderExcluir