segunda-feira, 15 de abril de 2013

Borat, joelho de porco e outras cervejas!



O tempo na tarde deste domingo estava especial, convidativo. É o primeiro final de semana no qual, finalmente, se pode dizer: "Primavera"! Temperatura de 23 graus, céu azul, sol brilhando e uma brisa. E quando o clima ajuda, nada melhor do que curtir o English Garten, o Jardim Inglês, bem no coração da cidade. Ao me deparar com o espaço gramado imenso e todas aquelas pessoas tomando sol (algumas nuas!) e fazendo piquenique, senti como se estivesse em casa, indo para o Parque Farroupilha, a Redenção, em Porto Alegre, minha cidade. Os lugares tem astral semelhante (menos as pessoas nuas, heheh)! Tirei as botinas, estiquei meu casaco, deitei e ouvindo um som, contava as nuvens passando devagarinho... e a sede aumentando! Resolvi então, ir até o incrível Café Tambosi, um bar e café que funciona desde 1822 e fica estrategicamente posicionado para o sol, no Odeonplatz, pertinho do English Garten. O pedido:


Bebi meio litro de Augustiner, cerveja típica da Bavária, que caiu como uma luva! Porém, ao continuar a caminhada, naquele sol, a sede continuava. Decidi tomar mais uma pequena cerveja no Hofbräuhaus, por onde já andei e contei aqui no blog. Havia lugar em uma mesa comprida. Sentei na ponta, pedi minha cerveja e no meu terceiro gole, cinco homens pedem permissão para sentar ao meu lado: três de Istambul e dois do Cazaquistão, funcionários da Volvo, que estavam a trabalho na cidade. E isso é muito comum acontecer no restaurante, uma vez que os lugares são disputadíssimos!

Entre risos, a conversa, sobre Borat, futebol, trabalho, cerveja, as belezas de nossos países, era em um inglês com acento forte e enrolado. Às vezes, as frases saiam em inglês, em russo, em turco, mas na hora do brinde, todo mundo se entendeu. E foram uns seis! Enquanto os pedidos dos jovens senhores foram modestos, caro leitor, eu, que já estava com fome, matei minha curiosidade e meu estômago, com o famoso joelho de porco, com molhinho natural (leia-se boa parte da gordura natural do bicho), e o famoso bolinho de batata bávaro (em alemão, o prato se chama Knusprig gebratene Schweinshaxn in Natursoße mit Reiberknödel):





O garçom que nasceu em Kosovo, entendia turco, mas falava alemão, custou a trazer meu pedido. Com os cabelos emplastados de gel e pinta de Don Juan, piscava em minha direção com rabo de olho para pedir desculpas. Meus novos amigos de mesa gritavam: "Atenda a moça bonita e deixe os velhos da mesa ao lado"! Educados, nos despedimos e eles foram embora. Sozinha na imensa mesa, fiquei terminado o rico prato que me rendeu um convite para conhecer a Turquia, uma nota do Cazaquistão que vale 1 euro, e...




...três canecas de chá verde e um Dorflex.
-Vamos tomar uma cerveja e comer um joelhinho de porco? 
-Hoje não, obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário