segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Cidade Baixa alemã



O festival StuStaCulum em frente a Casa dos Estudantes

Todo o lugar tem uma rua, um bar, uma praça, um bairro, onde se concentra a  maior quantidade de jovens por metro quadrado. Em Porto Alegre, a Cidade Baixa, é um dos meus cenários preferidos. Por ficar perto da Universidade Federal, nesse bairro reside grande parte dos estudantes que vem de outras partes do estado e do país. Com eles, as ruas ganham um astral diferente, pois trazem consigo toda uma vida cultural, cheia de iniciativas, conteúdos, música, arte e conhecimento, num choque positivo de vivências. 

Munique tem Freimann, uma “cidade” ao norte, conhecida por ter uma das maiores casas de estudantes da Alemanha. E no próximo final de semana, acontece a StuStaCulum, um festival –que já ocorre há 25 anos - de música, teatro e cultura organizado pelos próprios estudantes, justamente para comemorar os 50 anos de atividade da casa. Serão cerca de 100 atrações, desde bandas locais, workshops de dança, exposições, atividades para as crianças, teatro de rua e claro: festas! Tudo a módicos 5 euros.




Para amenizar a saudade da Cidade Baixa, a partir de quarta-feira estarei em Freimann. Farei um vídeo tomando chopp, comendo wurst com pão, esticada na grana, ouvindo uma boa música. Certo mesmo, é que nada substitui a cerveja na Casa Azul, as tardes na Redenção, o filme da tarde no Guion, o vai e vem na República e meu chimarrão querido. Ah, gurizada...



Nenhum comentário:

Postar um comentário