terça-feira, 2 de abril de 2013

Prost no Hofbräuhaus!


Segunda-feira, pós-Páscoa. Enquanto no Brasil e em outros lugares do mundo se volta ao trabalho, por aqui ontem foi feriado. Pela manhã, aproveitei para limpar a minha mini casa. Para a tarde, planejei um programa tradicional: beber uma boa cerveja! E se tratando de "bier", não só estou no país mais indicado, como também na cidade onde há um dos lugares mais convidativos para se degustar a bebida, e cair na tentação de virar o copo, o Hofbräuhaus.



O duque da Bavária, Guilherme V, era um cara exigente e não curtia a história de ter que importar cerveja da região da Baixa Saxônia (um dos estados federados da Alemanha, que tem como capital Hannover). Por isso, em 1589, construiu o Hofbräuhaus. Chamou o mestre cervejeiro do mosteiro Geisenfeld Heimeran Pongraz e iniciaram a produção exclusiva de uma cerveja de cor marrom. Inicialmente, o Hofbräuhaus funcionava para uso exclusivo do duque, sendo aberto ao público em 1828. De lá pra cá, muitas figuras ilustres passaram pelo local. Até Hitler fez ali, algumas de suas campanhas nazistas.

Vamos beber!

Mesmo sem parceiros de caneco, entrei no salão e percorri a extensão da cervejaria em busca de uma mesa, uma tarefa árdua e concorrida, afinal é um lugar muito procurado por turistas. O ideal é chegar cedo, seja para almoçar, para um lanche ou curtir o fim de tarde. Além da excelente cerveja artesanal, servem comidinhas típicas, como as carnes de porco, salsichas e o pãozinho que eu mais amo: bretzel!

Caminhando no corredor, vejo um senhor diferente, sentado, rindo, com um caneco na mão. Na minha frente, caminhavam dois rapazes que pediram para tirar foto com o tal. Um deles sentou-se ao lado do velhinho e, abraçados, fizeram o click. Imediatamente, eu também quis fazer meu registro. E o cutuquei no ombro:

- Olá, senhor! Desculpe incomodá-lo! Poderia tirar uma foto comigo, assim como fez com o rapaz?
- Ah, mas você é muito bonita! - ficou com as bochechas vermelhas. - Claro que eu tiro! Mas assim, ó...(abusado!)



É muito comum encontrarmos no Hofbräuhaus pessoas mais velhas que, vestidas tipicamente, se reúnem para um happy hour. Me fez lembrar os gaúchos de bombachas em alguns locais de Porto Alegre! Confesso que além do meu chopp, só faltou mesmo foi uma parceria para a dança. Uma banda animava o salão:


E mais tarde, às 20h, no segundo piso, um baile com músicos da cervejaria continuaria a festa, com muita polca! Ah, um par...

O quê? Hofbräuhaus
Onde? Platzl 9
Como chegar? Pegar a linha S1-8, U3/6, ônibus 52 Marienplatz, tram 19 Nationaltheater
Dica: Para começar os trabalhos, peça uma Weissbier Original, a mais tradicional. Um caneco de 1 litro sai por 7,50 euros + 0,90 centavos, um bretzel pequeno! E não esqueça de levar um enorme bretzel para casa! Garçonetes, vestidas tipicamente, passam de mesa em mesa oferecendo!


4 comentários:

  1. Caca, tem que ver a eterna briga entre alemães e holandeses, seja no quesito melhor pão, melhor queijo ou melhor cerveja!
    Se um holandês passar por aqui ele não vai gostar hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, claro, sem falar dos Belgas nossa, iam me matar pelo comentário da cerveja
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Concordo! Difícil dizer qual é a melhor cerveja mesmo! Mas essa estava tão boa! Ah, e os lugares que tenho andado...Se preservássemos a nossa história da mesma maneira. Nesse sentido, o nacionalismo aqui é tão bom...

    ResponderExcluir