quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Muro...Para escalada!


Há uns oito anos, meu querido amigo Lie Pablo me apresentou a escalada esportiva. E consequentemente, meu instrutor Orlei Jr. e a Mundo Vertical, uma empresa em Porto Alegre, que ministra cursos e saídas "de campo" para escaladas em rocha, lindíssimas! 

Com o tempo, e por conta de bolhas estarrecedoras que minhas sapatilhas desconfortáveis causavam (um número menor do que eu calço! Até um martelo eu coloquei dentro para ver se...folgava), fui relaxando e abandonando a prática. Porém, nunca é tarde para fazer o que se gosta e que por razões bobas, a gente vai deixando, deixando. Pois ontem, eu disse "Basta!", e comprei sapatilhas finalmente macias, nas quais meus dedos respiram, se movem! E estava determinada: minha quinta-feira será no muro!

Munique tem dois locais que são referência em escalda indoor (em lugares fechados), na Europa. O DAV Kletter e Bolderzentrum, que fica mais próximo do centro da cidade, e pertinho da minha casa e do Ostbanhof (Estação Oeste de trem), o Heavens Gate, lugar que tive o prazer de conhecer hoje:




Lá, é possível escalar bolder (paredes mais baixas, que não necessitam segurança, pois tem colchões fofos), e também paredes altas. Para essas, há instrutores. Na entrada do prédio, um Café bem aconchegante. Há um caixa onde se paga a diária para escalar e se preferir, você pode alugar tudo: cadeirinha, corda, sapatilha, além de ter a possibilidade de comprar esses equipamentos novos e usados. Eu paguei 10 euros e 90 (5,90 pela diária para escalar + 5 euros pelo aluguel do armário no vestiário, sendo que ao final da escalada, eles devolvem esses 5 euros).

Fui para escalar bolder, afinal queria estrear a sapatilha nova! Na hora, me dei conta que não tinha mais meu saco de magnésio, a bolsinha que todo escalador carrega com aquele pó branco para passar nas mãos e não escorregar. Voltei para alugar, mas para minha surpresa, eles emprestam!




Resumo da tarde esportiva: comecei não conseguindo nem arrancar da saída de várias vias, e terminando naquelas que crianças de 12 anos "brincavam", acompanhadas dos gritinhos de apoio das mães (e certamente por ter incentivo para o esporte, ao chegarem nos meus 30 anos, já estarão escalando com a facilidade de quem anda de bicicleta)! Aqui escalar é como jogar futebol, fazer natação, brincar no parque com os amigos: pais, mães, jovens e crianças praticam, juntos!



Não faz mal. Extravasei energias, coloquei os pensamentos em ordem, vivenciei meus limites e a tal resistência... que vai melhorar! Resultado: dores nos braços e a certeza que segunda-feira que vem, eu estou lá, assim, arranhando esmaltes...

2 comentários:

  1. Com a sapatilha na medida certa fica melhor! :) DAAALE Raquelzita!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito massa! É legal quando nos apaixonamos por algum esporte.
    Vai numa aula de karatê em Munique. Tu vai curtir!

    beijos (legal o blog!)

    ResponderExcluir