quinta-feira, 11 de abril de 2013

E o trem atrasou...5 minutos!


Hoje a quinta-feira amanheceu nublada e com chuva, aqui em Munique. Ainda estou entrando no ritmo da minha primeira semana de aula e portanto, para chegar com tempo na escola, costumo pegar o S4 Geltendorf, linha que passa na minha estação 11h53, pontualmente. Com certeza, a fama de "corretos" dos alemães não é para você nenhuma novidade. Porém, as pequenas situações do cotidiano ainda sim, me surpreendem.



O meu trem hoje atrasou. Há quase um mês moro na cidade e isso ainda não havia acontecido. Mas hoje, foi o dia. Às 11h51, o sistema de som anunciou: " Senhores passageiros, o trem S4 Geltendorf atrasará 5 minutos". Os suspiros foram coletivos e as caras da impaciência, nítidas. Eu ouvia (e ria comigo mesma): "Onde já se viu uma coisa dessas"?, " Como assim, atraso de 5 minutos"?

A Die Bahn é uma das empresas de transporte ferroviário mais eficientes da Europa, embora com toda a sua pontualidade na prestação de serviços, os alemães pensem que ainda deixa a desejar. Certo é que nunca falha. Quase nunca. Esta aí, a insatisfação.

Agora, me diga você: como é no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário