Mostrando postagens com marcador Wanderlust. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Wanderlust. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Hrvatska si nevjerojatna!

Croácia, você é incrível!


Plitvice Lakes, parque nacional situado no coração da Croácia, com cascatas e  bosques 

Ao pegar a mochila e sair por aí, sem destino, procurando trilhas sonoras pelo mundo, sei de cor que me surpreenderei nessa garimpagem. No Wanderlust #10, que vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h, pela On The Rocks, peguei carona na estreia da Copa do Mundo, no Brasil, e resolvi explorar a terra dos adversários que virão a enfrentar a seleção canarinho nessa primeira fase do campeonato, começando pela Croácia e com muito gosto por Plitvice Lakes, o parque nacional, patrimônio da Unesco, com mais de 16 cascatas e piscinas naturais interligadas. Ruim, né?

Encostadinho na Hungria, Bósnia e Sérvia, o país é banhado pelo mar Adriático, com penínsulas, baias e muitas ilhas. Além da riqueza natural, o cenário cultural croata também não fica atrás. Zagreb tem muitas bandas independentes, como por exemplo, o quarteto do An The Kid, que utilizam  também instrumentos acústicos:

And The Kid - On My Way Home


Passeando pelo ritmo sonoro croata, descubro uma bela dupla que fará parte do line-up do INmusic, festival de música, que acontece de 23 a 25 de junho, em Zagreb, muito bem quisto por ser um dos poucos que ressuscita  o espírito do Woodstock. Me refiro ao Ti, uma dupla de electro pop, que vem de Belgrado, mas tá sempre nos palcos croatas. O barato do clipe do som Koliko Dana é que ele foi gravado num domingo de primavera, em casa, mas precisamente, na cozinha, de pijama e com o café do lado. Faltou apenas um gato:

Ti - Koliko Dana


Viajei também pelo som do trio  progressivo-psicodélico Them Moose Rush. Da cidade de Bjelovar, ikola Runjavec (guita e vocais), Vedran Komlen (batera) and Branimir Kuruc (baixo) podem satisfazer o seu gosto por um rock mais ácido, com  os temas do último disco The Future Miss Sunshine:

Them Moose Rush - Darling


Gostou desta pequena volta pela Croácia? Curte, mesmo, por o pé na estrada em busca de novas ideias, experiências e paisagens lindas? Então todas as quintas-feiras, às 20h, eu e espero, no #Wanderlust, o programa para os que tem espírito viajante e são do mundo! Clica: http://www.ontherockswebradio.com/

quinta-feira, 1 de maio de 2014

FRIO. FRÍO. FROID. COLD. ERKÄLTUNG. холодный

Divulgação - Portugal, The Man

Acaso.


Não existe palavra mais justa para definir como se chega até uma nova música, mesmo que você esteja certo do que procura. Quando não tenho referências, ou simplesmente não conheço pessoalmente o lugar, penso imediatamente num roteiro de viagem, lugares que eu gostaria de conhecer e desbravar. Assim, inicio a minha caça por diferentes cenários e gêneros musicais locais.O projeto Wanderlust na On The Rocks chegou na minha vida para colocar num dos meus hobbies, data e hora marcada - porque esse trabalho está mais para diversão, né? Ô, coisa boa!

Na busca por novas canções é mais fácil irmos atrás de paisagens, idiomas e culturas com so quais já estamos familiarizados, como o espanhol, francês, inglês. No meu caso, funciona de forma contrária. Quanto mais esquisita a cidade, mais ela me instiga pela sua mistura de dialetos, sons, instrumentos e timbres. 

Em 1998, eu ouvi pela primeira vez uma cantora islandesa. Com olhos puxados e com uma voz bastante peculiar, eu me encantava por Björk. Escutei bastante o álbum Homogenic de 1997, depois veio Vespertine, Medula. Embora, muitos a entendem como uma figura maluca e complexa, eu sempre vi o retrato da arte como um todo, musical, visual, nos modos mais bonitos e amplos que uma expressão artística pode ter.

De lá para cá, muita coisa já ouvi, mas um grupo do Alasca eu destacaria nesse humilde post pós-programa. Me refiro ao PORTUGAL,THE MAN. A abertura do Wanderlust dessa quinta foi com esses meninos que vem de Wasilla, no Alasca, que até 2012, tinha 8.456 habitantes. Embora tenham assinado com a Atlantic Records em 2010, o grupo existe desde 2004. O bacana é que nas letras dos sons, eles gostam de frisar claramente a opinião sincera, nua e crua, sobre temas do cotidiano, sem florzinhas. O som que toquei hoje se chama Sleep Forever, uma beleza de imagem, de mensagem, de poesia:

"I just want to sleep forever
Never see tomorrow
Or lead or follow
I don't want to work forever
Know what I know
Or beg or borrow

Just like our mothers
Who gave us our homes
We'll be just like our fathers
And go out on their own
'Cause we are the colors
Of all that you see
We'll be just like our brothers
And take to the streets..."





Em entrevista para a Rolling Stone Brasil no mês passado, o baixista Zachary Carothers contou que o grupo estava muito contente em vir pela primeira vez para a América do Sul e participar da edição brasileira do Lollapalooza. Você sabe que muitas vezes, a imprensa coloca rótulos em muitas coisas, pois assim fica mais fácil de passar a informação adiante, tipo telefone sem fio, sabe? Nessa vibe de afirmar que os caras tem veia política, Zachary disse que não são mensageiros de nada, apenas colocam para as pessoas o que sentem. Mas o mais bacana foi sobre ter crescido no Alasca:


"Não tivemos muita influência externa de ninguém crescendo lá. Por isso nos sentimos tão sortudos de fazer isso, nunca achei que fosse viajar tanto assim. Não somos daquelas bandas que ficam enfurnadas do hotel, chegamos mais cedo, passeamos e vemos coisas, conhecemos pessoas".

A velha prática do wanderlust. 

Funciona. 

Inspira.
#